“Caminhos do Passado” chega em versão ampliada, com foco nas origens, memórias e resistências de Itatiba
A partir da próxima terça-feira (29/04), o Museu Municipal Padre Francisco de Paula Lima abre suas portas para a nova edição da exposição “Caminhos do Passado”, uma imersão na história de Itatiba que chega agora em sua maior e mais completa versão.
A inauguração acontece às 19h30, com entrada gratuita e uma programação cultural especial: além da visita à exposição, o público poderá acompanhar uma apresentação de roda de capoeira com capoeiristas itatibenses e convidados — um tributo vivo à resistência e à ancestralidade.
A mostra de 2025 ocupará todas as 10 salas do Museu, com 40 painéis temáticos e expositores repletos de imagens, objetos e documentos que ajudam a reconstruir a trajetória da cidade desde sua fundação em 1786.
Uma viagem por temas e memórias
Dividida por assuntos, a exposição traz espaços dedicados à fundação de Itatiba, aos tempos do café, à chegada dos imigrantes, à história da educação, à imprensa local, à ferrovia e até um salão fotográfico especial. Um dos destaques deste ano, no entanto, é a sala dedicada à história da escravidão e da resistência negra na cidade.
A escolha do dia 29 de abril para a abertura não é à toa: nesta data, em 1888, Itatiba aboliu a escravidão semanas antes da assinatura da Lei Áurea. O espaço foi montado especialmente para destacar não apenas o sofrimento da população negra, mas também suas lutas, resistências e protagonismos — pontos que ganharam novo olhar a partir das mais recentes pesquisas históricas.
Exposição viva e interativa
A curadoria é assinada pelo historiador Luís Soares de Camargo, que destaca que esta é uma oportunidade de a população conhecer novos capítulos da história local. “Descobrimos fatos até então desconhecidos, que agora vêm à tona por meio de documentos e registros que foram cuidadosamente reunidos”, explica.
Com linguagem acessível, cenografia dinâmica e muitos elementos visuais, a mostra foi pensada para envolver visitantes de todas as idades — especialmente os estudantes da rede municipal, que já podem agendar visitas monitoradas pelo telefone (11) 4524-1264. Durante o passeio, as crianças serão acompanhadas por equipe especializada do Museu, que tornará a experiência ainda mais rica com histórias, curiosidades e contextos pouco conhecidos.
“Caminhos do Passado” fica em exibição permanente no Museu Municipal, e promete não apenas resgatar o que passou, mas também inspirar novos olhares sobre a identidade itatibense.

Construção da torre da Matriz (hoje Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém) em 1880 são alguns dos registros curiosos da história itatibense que poderão ser conferidos na nova mostra do Museu, que estreia no 29 de Abril